MUTIRÃO DE MANDADOS JUDICIAIS MOVIMENTA SÃO DESIDÉRIO E REGIÃO OESTE

O mutirão vai até 15 de abril, a previsão é cumprir 2 mil mandados pendentes na comarca.

Desembargador Jatahy Júnior e a juíza Renata Firme no Salão do Júri do fórum em São Desidério

São Desidério, município com maior Produto Interno Bruto (PIB) agrícola do Brasil, a 880 quilômetros de Salvador, abriu na sexta-feira (10) a segunda edição do mutirão de cumprimento de mandados judiciais promovido pela Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI), com o apoio da Presidência do Poder Judiciário da Bahia (PJBA). Até 15 de abril, a previsão é cumprir 2 mil mandados pendentes na comarca.

O Corregedor das Comarcas do Interior, Desembargador Jatahy Júnior, presidiu a reunião que deu início aos trabalhos no Salão do Júri do Fórum Antonio Carlos Magalhães, inaugurado, em 1999, pelo então presidente do TJBA, Desembargador Jatahy Fonseca, pai do Corregedor. No local, uma estrutura montada com notebooks, impressora, pastas para cumprimento dos mandados e quadros para controle do trabalho vai dar suporte às atividades. Treze oficiais de Justiça foram convocados para o mutirão.

“O Presidente Nilson Castelo Branco tem dado todo o apoio à nossa iniciativa e graças a este suporte esperamos repetir os bons resultados alcançados em Luís Eduardo Magalhães, no ano passado”, disse o Corregedor. Entre agosto e setembro de 2022, mais de sete mil mandados foram cumpridos na comarca de Luís Eduardo Magalhães, sede da primeira edição do projeto.

Os trabalhos serão coordenados, mais uma vez, pela Juíza Titular da 2ª Vara Cível de Luís Eduardo Magalhães, Renata Firme. “Agradeço a oportunidade de mais uma vez estar à frente das atividades e ao Corregedor, uma pessoa muito sábia e experiente, que tem um olhar diferenciado para o Oeste”, afirmou a Magistrada, que será auxiliada pelos Juízes Agildo Filho, Substituto em São Desidério, e Oclei Silva, da 1ª Vara dos Juizados Especiais de Barreiras, ambos presentes ao lançamento do mutirão. Os Oficiais de Justiça começam a cumprir os mandados na próxima quarta-feira (15).

Também prestigiando o evento, a Presidente da Subseção da OAB de Barreiras, Bárbara Mariani, agradeceu ao Presidente e ao Corregedor “por sempre estarem presentes” e reiterou a preocupação da advocacia da região com a falta de juízes nas comarcas.

Segundo dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB agropecuário em São Desidério é de R$ 3,5 bilhões. A economia é baseada na produção de grãos e fibras.

Fonte: Ascom PJBA