Embasa leva conhecimento sobre tratamento de água para feira de tecnologia no Oeste da Bahia
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) participou, no dia 19 de outubro, da Feira de Inovação e Tecnologia, realizada durante a 15ª Jornada Científica e Tecnológica do Oeste Baiano (JCTOB), em Barreiras. Por meio de banners, vídeos e panfletos educativos, as áreas ambiental e social da companhia recepcionaram os estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA) interessados em aprofundar o conhecimento sobre os processos de captação, tratamento e distribuição da água para a população. Com direito a brinde ao final da atividade, eles participaram do jogo roleta do conhecimento com perguntas e respostas com foco no uso responsável da água tratada.
O IFBA convidou empresas e prestadores de serviço que atuam em áreas relacionadas ao tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Considerando que a Embasa é referência no tratamento e distribuição de água em toda a Bahia, considerando que o acesso à água de qualidade é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), consideramos importante a participação da Embasa no evento com a exposição de métodos e atividades desenvolvidas no tratamento e no uso sustentável”, reforçou o coordenador da Feira de Inovação e Tecnologia, Prof. Ricardo Nink.
“Temos a tecnologia incorporada em todos os processos, da captação à distribuição, e a empresa vem adotando soluções e boas práticas sustentáveis na prestação dos serviços de água e esgotamento sanitário. Somente na região oeste, são cerca de 80 milhões de litros de água captados diariamente nos rios e poços da região, levados à estação de tratamento e bombeados até a casas das pessoas, tudo com rigoroso controle de qualidade e eficiência no controle das perdas”, afirma Joana Tomasi, da área ambiental da Embasa. Por meio da unidade regional, que fica em Barreiras, a Embasa opera 22 sistemas de água e 5 de esgotamento sanitário em 20 municípios do oeste da Bahia, incluindo as cidades de Barreiras, Ibotirama, Luís Eduardo Magalhães e Santana.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa - Unidade Regional de Barreiras (UNB)