Agricultura sustentável é tema de painel durante a Bahia Farm Show


A Bahia Farm Show, feira agrícola realizada em Luís Eduardo Magalhães, vai muito além da exposição de máquinas e produtos, sendo o espaço para debater novidades do setor agrícola. Nesta quinta-feira (13), no painel de agricultura sustentável, o tema foi Agricultura de Baixo Carbono e ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês). Produtores, profissionais ligados ao poder público, empresas e estudantes participaram da plenária intermediada pela jornalista da TV Bahia, apresentadora do programa Bahia Rural, Georgina Maynart.


O desafio para o setor agrícola é expandir a produção, com alta produtividade, mas sempre respeitando o meio ambiente. E, segundo foi debatido, nunca a agricultura de baixo carbono se fez tão necessária. “A Aiba é a primeira entidade em termos de Brasil a começar a discutir sobre esse tema”, ressaltou o presidente da entidade e da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, que integrou a mesa de abertura, ao lado do presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi e do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá.


Durante cerca de três horas os participantes destacaram a importância de debater o tema, não só com quem está no campo, mas também com toda a sociedade civil, uma vez que, como foi falado durante o painel, “Todos nós somos responsáveis pela emissão de carbono, até mesmo no simples ato de respirar”.

Mas não basta só discutir, é preciso também ter ações práticas. E aqui, na região oeste da Bahia, estas ações já estão sendo implantadas há alguns anos. Segundo os produtores rurais, o plantio direto, é hoje a principal ação adotada por eles, para proteger o solo e garantir uma boa safra. Junto a isso, tem ainda a rotação de cultura, entrega de kits de irrigação aos agricultores do Vale, e encontros como esse do painel da agricultura sustentável, onde o conhecimento é a principal ferramenta, para tirar da teoria práticas que no campo, vão fazer a diferença para toda a humanidade.


E tem outra importante ação já desenvolvida no oeste baiano, que é a recuperação das nascentes. No encerramento do encontro sobre agricultura sustentável houve a entrega de troféus a dois produtores rurais. Júlio Busato e Célio Zuttion receberam do presidente da Aiba e do presidente da Abapa o Prêmio Guardião das Nascentes. “Esse projeto foi criado pela Abapa e a Aiba ajudou a executar”, explicou Odacil.


Integraram a plenária: Carminha Missio, produtora rural e vice-presidente da Federação de Agricultura da Bahia (FAEB); Claudiney Ribeiro, gerente de Negócios do Banco do Brasil; Francimary Maciel, engenheira agrônoma analista na Divisão de Desenvolvimento Rural/DDR-BA; Luiz Pradella - produtor rural e vice-presidente da FEBRAPDP e Thiago Guedes, diretor de Política e Economia Agrícola da Seagri. O evento, organizado pela Aiba e TV Oeste, afiliada da Rede Globo, foi transmitido ao vivo pelo G1 Bahia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Bahia Farm Show