Bahia Farm Show: hotéis atingem 100% de ocupação em cidade do oeste do estado

Evento será realizado entre os dias 11 e 15 de junho, em Luís Eduardo Magalhães. Neste ano, a feira tem como tema “Agro: a herança do Brasil”.


O setor hoteleiro de Luís Eduardo Magalhães, cidade que fica no oeste do estado e vai receber a 18° edição da Bahia Farm Show, está 100% ocupado a duas semanas da abertura oficial. O evento será realizado entre os dias 11 e 15 de junho.

Segundo informações da Associação Comercial e Industrial de Luís Eduardo Magalhães, o município tem 2.900 quartos de hotel e 600 flats. No entanto, não há nenhuma vaga disponível e todas as reservas já estão fechadas. A maior parte dos clientes é de empresas do agronegócio.

Em entrevista à TV Oeste, afiliada da Rede Bahia, Alessandro Marques, gerente de um hotel que possui 76 quartos, relatou que a procura de reservas começou após o fim da edição de 2023 da Bahia Farm Show.

"No ano passado, nós já comercializamos em torno de 80% dos apartamentos e agora em fevereiro fechamos o restante", afirmou.

Em outro estabelecimento, as vagas foram preenchidas na última semana. Segundo a gerente, Vitória Magalhães, a procura é enorme nesse período e é necessário ter organização e agendamento prévio.

"O período da Bahia Farm Show é o mais procurado de Luís Eduardo Magalhães. Então a gente fica saturado, digamos assim. Tem lista de espera, ligação toda hora e e-mail não para de chegar", contou.

Outro setor que também está se preparando para a Bahia Farm Show é o de restaurantes. Em um estabelecimento da cidade, a expectativa é que o público aumente, em 60%, durante os cinco dias da feira. Para atender a demanda, a empresa teve que reforçar a equipe com mais 20 funcionários. Só garçons foram nove a mais, para atender os clientes no almoço e happy hour.

"Essa época do ano é muito boa para nós comerciantes e até mesmo para os funcionários da gente. Porque para eles também aumenta a renda e nós pegamos mais pessoas para trabalhar nesta época", afirmou a empresária Fabiane Palaschi.

Para a garçonete Ana Carolina Silva, a movimentação de clientes motiva os funcionários a trabalharem por causa do aumento da renda durante este período.


"Vem gente de muitos lugares, que não conhece a cidade e está vindo prestigiar. Aumenta muito o movimento, a casa está sempre cheia durante os cinco dias e isso faz com que a gente tenha motivação em atender e dar o nosso melhor para eles", falou a garçonete.

Segundo a organização do evento, a feira deverá superar a marca de 100 mil pessoas e movimentar mais de R$ 8 bilhões, além de impactar toda a economia de Luís Eduardo Magalhães.


Em 2024, o público visitará um espaço de 246 mil metros quadrados, um aumento de quase 10% em relação ao ano passado. A área será ocupada por 434 empresas confirmadas na feira, segunda mais importante do agronegócio brasileiro.

No local, companhias nacionais e estrangeiras vão expor os seus produtos e serviços, como máquinas, implementos e tecnologias, como sementes, adubo, irrigação, aviação e tecnologia de comunicação.

Também estarão presentes na Bahia Farm Show bancos e agentes financeiros, para permitir crédito com juros e condições facilitadas para compras. A expectativa é de que R$ 8 bilhões sejam movimentados em volume de negócios.

A feira neste ano traz o tema “Agro: a herança do Brasil”. A programação conta com palestras e oficinas, que vão trazer discussões e informações sobre pesquisas e tecnologias, além do lançamento de novos produtos, leilão de gado e mais.

Bahia Farm Show 2023 — Foto: Divulgação/BFS

Infraestrutura

Para receber o grande público, a infraestrutura foi reforçada com ruas cobertas e pavimentadas. Outra novidade neste ano é a ampliação dos banheiros e da área do estacionamento, com capacidade para mil vagas, além do aperfeiçoamento das redes elétrica e de comunicação.

Também estará presente, a tradicional pista de test drive de veículos comercializados na feira. O Complexo Bahia Farm Show contará ainda com uma capela na praça central com estrutura de 40 metros quadrados.

Os visitantes também poderão fazer passeios de balão e helicóptero. Além disso, serão mantidas as áreas de convivência, como restaurantes, praças de alimentação, food trucks, espaço para a agricultura familiar, com a comercialização de artesanato e produtos do campo, área de playground e “fazendinha” para as crianças.

O evento disponibiliza segurança 24 horas, atendimento médico, sistema de internet e som interno e acesso facilitado e sem filas com o ingresso digital.

A Bahia Farm Show 2024 é promovida pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Bahia) e Associação dos Revendedores e Representantes de Máquinas, Equipamentos e Implementos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba).

Montagem de estantes é iniciada no Complexo Bahia Farm Show — Foto: Divulgação

Fonte: G1 BA