A indústria de produção de sementes conecta genética e tecnologia ao agricultor.
Reunimos os produtores de sementes desses Estados, desenvolvendo trabalhos de promoção e fortalecimentos do setor.
Cultivar o solo é uma arte que envolve ciência, tecnologia e investimentos. A ciência e tecnologia têm como propósitos inserir inovações para incrementos de produtividades e melhorias na qualidade dos produtos colhidos. Os investimentos são essenciais porque o solo, como patrimônio, necessita da integração de pessoas, máquinas, insumos e processos para alcançar os melhores resultados produtivos, garantindo assim, além dos recursos essenciais às atividades humanas, a matéria-prima para diversos setores industriais.
A verdadeira arte da agricultura reside na paixão dos agricultores pelo cultivo do solo, um valor inestimável que só eles compreendem plenamente. Assim, para atender a demanda dos agricultores no suprimento do principal insumo de uma lavoura, há uma indústria regional de produção de sementes estruturada, em especial na região do MATOPIBA, fundamentada em propósitos robustos. Fornecer sementes de soja com compromisso é prioridade, entregando qualidade além dos padrões oficiais, no momento correto e com o atendimento de quem conhece as necessidades do campo.
Diante da diversidade de fatores que influenciam a produtividade, conhecer os limitantes é fundamental na gestão por resultados. Nesse contexto, entender a realidade e propor a melhor genética para cada talhão, através da expertise no posicionamento de cada cultivar, é a habilidade técnica que os profissionais desse setor compartilham com seus clientes.
Disponibilizar inovações junto com as sementes, sob a forma de serviços e tecnologias agregadas, é o complemento que esse setor industrial oferece. Seja o tratamento de sementes industrial (TSI) ou a entrega de genética associada a biotecnologia, ambas possuem a capacidade de elevar não somente a segurança no manejo da cultura, mas também, os resultados produtivos e consequentemente financeiros dos produtores.
Esse complexo industrial de produção de sementes é altamente profissionalizado, com Indústrias de Beneficiamento de Sementes (IBS) estruturadas e complexas. Equipamentos modernos e sob a operação de equipes qualificadas, permitem processos exclusivos para ofertar altos padrões de qualidade.
Paralelo a essa indústria robusta e empresarial, há uma organização institucional forte, com atuação regional no MATOPIBA por meio da Associação de Produtores de Sementes dos Estados do MATOPIBA (APROSEM) e em nível Brasil com a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM). O objetivo é promover a segurança jurídica ao setor, através de uma estrutura de representação, com mediação e comunicação entre os agentes que contribuem ao desenvolvimento do agro brasileiro.
Com mais de uma década de atuação, a APROSEM congrega os produtores de sementes de soja dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Paralelo as agendas institucionais, a entidade vem promovendo ações de formação das equipes de seus associados, contribuindo positivamente ao setor e garantindo que os mais altos padrões de qualidade de sementes de soja sejam ofertados.
SLC Sementes
A APROSEM reafirma seu compromisso em continuar contribuindo para melhorias no setor, seja por meio da representação institucional ou pelo fomento de agendas estratégicas ao setor. E para comemorar o dia daquela que é o início de tudo – a semente, a entidade, contará com ações específicas na semana de 19 a 23 de agosto, trazendo ações em suas redes que reforçam a importância dessa indústria de produção de sementes que conecta genética e tecnologias aos agricultores, buscando sempre a maximização dos resultados produtivos.
Agradecemos a todos os produtores e empresas sementeiras pela parceria e contribuições significativas e nos comprometemos em continuar a cultivar as boas sementes em prol desse setor que tanto nos orgulha.
Convidamos a todos a acompanharem as redes sociais da Aprosem e de seus associados, conferindo em primeira mão, conteúdos ricos sobre manejo, qualidade de sementes, indústria de beneficiamento, com os principais especialistas do setor, Geri Meneghello - UFPEL, José de Barros França-Neto – Embrapa Soja, Jonas Farias Pinto – Fundação Pró-Sementes, Ricardo Bagateli e muito mais!
Fonte: APROSEM
Tags:
Ascom Aprosem