Hospital do Oeste faz campanha para suprir estoque do banco de leite materno


O Banco de Leite Humano do Hospital do Oeste (HO), que tem o compromisso de disponibilizar leite materno aos bebês nascidos prematuros e internados na UTI ou na Unidade de Terapia Semi-Intensiva Neonatal, está com estoque em estado crítico. Com isso, o HO está em campanha por doações no município de Barreiras. De acordo com a enfermeira e coordenadora do setor, Núbia Maia, “o estoque está muito baixo e a demanda vem aumentando, em função de novos nascimentos. Estamos mobilizando as mulheres em amamentação para que participem dessa iniciativa solidária”.

As doações podem ser feitas presencialmente, no Banco de Leite Humano do HO – hospital vinculado ao governo estadual e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 17h30; e sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Para as mulheres que não puderem se dirigir ao complexo hospitalar, a unidade oferece ainda a opção de coleta na residência, como afirma Núbia: “Para doadoras residentes em Barreiras, podemos enviar uma equipe até a casa delas, com todas as instruções e materiais necessários para realizar a doação em domicílio”. Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (77) 3612-9497.

Referência na Bahia, o Banco de Leite Humano do HO tem capacidade para coletar até 15 litros por semana. Todo o leite materno doado passa por um processo de pasteurização, sendo armazenado para suprir as demandas internas do alimento. Para doar é preciso apresentar o cartão da gestante, que contém exames considerados importantes para o cadastro. Caso a doadora não possua esses exames, o laboratório do hospital está à disposição para realizá-los.

Fonte: Ascom HO