Cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia participa da inauguração de projetos do Fundesis nas cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães
Edital 2024 do Fundesis contempla 14 projetos sociais em parceria com o Sicredi
Na última semana, a Cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia participou da inauguração de dois importantes projetos no Oeste da Bahia. O Instituto Viver Melhor (em Barreiras) e a Associação de Amigos do Autista (em Luís Eduardo Magalhães) receberam investimentos do edital 2024 do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), com recursos provenientes das doações de produtores rurais da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e do Instituto Aiba (Iaiba).
O Sicredi e o Banco do Nordeste disponibilizaram R$ 2,3 milhões para o financiamento de projetos sociais. O fundo é promovido por meio de doações de pessoas físicas, jurídicas e de produtores rurais, realizadas durante o custeio da safra. Foram contemplados 41 projetos sociais de entidades do oeste baiano, avaliados pelo Conselho Deliberativo do fundo, sendo 14 projetos através da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, totalizando cerca de R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) em investimento e melhorias para as entidades e comunidades apoiadas.
A primeira inauguração aconteceu no Instituto Viver Melhor, no dia 29/10. Com recursos obtidos no edital de 2024, em parceria entre o Fundesis e o Sicredi, foram adquiridas 15 máquinas industriais de costura, mesas e cadeiras adequadas para o curso de corte e costura que será oferecido pelo instituto a pessoas em situação de vulnerabilidade. A instituição atende mais de 450 famílias em condições de vulnerabilidade social no bairro Santo Antônio e arredores, oferecendo cursos como o de manuseio e preparo de alimentos, além de promover um projeto de distribuição de sopa para os beneficiários.
Além do presidente da associação, estiveram presentes na inauguração, pela Aiba, o diretor financeiro Hélio Hopp, a coordenadora de Projetos Sociais Aléssia Oliveira e o assessor jurídico Olegário Macedo. Representando o Sicredi, estavam os gerentes Francisco Vitor e Fernando Alves.
Na quinta-feira (31/10), foi inaugurado o projeto na Associação de Amigos do Autista em Luís Eduardo Magalhães. O projeto “Aperfeiçoamento e Inovação das Salas para Eficácia dos Atendimentos Multiprofissionais” visa melhorar a qualidade dos serviços oferecidos ao público-alvo, que inclui cerca de 492 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos.
“É algo extraordinário, pois presenciamos a inclusão social através dos investimentos do Fundesis, fruto das doações dos agricultores do oeste baiano revertidas para projetos sociais e para o bem comum”, afirmou o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.
“Para o Sicredi, este momento é muito importante e nos fortalece. Agradecemos ao Fundesis, à Aiba e aos associados do Sicredi por acreditarem nessa iniciativa e no desenvolvimento. Com certeza, estamos construindo uma sociedade mais próspera e contribuindo para o desenvolvimento conjunto. É uma grande satisfação fazer parte disso. Ainda temos muito pela frente”, concluiu o gerente regional do Sicredi, Rodrigo Machado.
Além de participar do processo de captação de fundos no setor produtivo, a Cooperativa Sicredi tem cadeira no Conselho Deliberativo, participando diretamente da avaliação e escolha dos projetos contemplados. Ao final da solenidade, foi descerrada a placa anunciando os investimentos realizados na instituição.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 8 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Fonte: Assessoria Sicredi
Tags:
SICREDI