São Desidério deve lançar primeiro boletim epidemiológico sobre doença de Chagas esta semana


Dados do Ministério da Saúde apontam que São Desidério está situada em uma área de alta vulnerabilidade para a doença de Chagas. Por isso, em junho de 2024, o município passou a ser o único da Bahia a compor o grupo das cinco cidades brasileiras selecionadas para receber ações do projeto IntegraChagas Brasil, uma iniciativa pioneira no país para facilitar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença.

Desde então, mais de 200 profissionais de saúde foram capacitados; quase seis mil pessoas fizeram testes rápidos de rastreio para a doença no município; mais de 100 novos casos foram identificados e uma linha de cuidado específica foi organizada para acompanhar pessoas diagnosticadas.



Os resultados constam no primeiro boletim epidemiológico sobre doença de Chagas em São Desidério desde que as ações começaram. Elaborado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e com a coordenação da Vigilância e da Atenção em Saúde da cidade, o Boletim traz dados importantes para a elaboração de políticas públicas de cuidado mais precisas no atendimento à população local.

Lançamento do Boletim Epidemiológico de Doença de Chagas

O documento será lançado no dia 22 de maio, às 8h30, no Centro Cultural Celso Barbosa, durante mais uma rodada de visitas da coordenação do projeto IntegraChagas Brasil à cidade, a segunda este ano. O lançamento marca um ano de parceria entre o projeto e a Secretaria de Saúde de São Desidério.

Com a presença do prefeito José Antônio Rodrigues Linhares (PP), o lançamento será aberto ao público e deve contar com uma rápida apresentação de indicadores essenciais para a compreensão sobre a maneira como a doença de Chagas se apresenta como problema de saúde pública no município.

Ações previstas para a semana

Nesta segunda-feira, dia 19, serão realizadas visitas a casas em diferentes regiões da cidade com as equipes de combate às endemias. Agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, assim como médicos e enfermeiros, devem participar de novas capacitações sobre aconselhamento e testagem para doença de Chagas na terça-feira, dia 20.

Na quarta, dia 21, as capacitações continuam e uma visita da coordenação do projeto IntegraChagas Brasil está agendada para a Secretaria de Educação. A ideia é discutir ações do Programa Saúde na Escola para conscientização e prevenção da doença de Chagas.

No dia 22, quinta-feira, além do lançamento do boletim, haverá uma reunião especial com pessoas acometidas pela doença em São Desidério para mobilização e engajamento popular sobre direito à saúde. O encontro é público e acontece a partir das 14h no Centro Cultural Celso Barbosa.

No dia 23, sexta-feira, acontece a oficina de educação popular com educadores, profissionais de saúde e coordenadores pedagógicos para validação de materiais didáticos sobre doença de Chagas que possam ser usados nas escolas locais.

Sobre o projeto IntegraChagas Brasil

O IntegraChagas Brasil é projeto estratégico demandado e financiado pelo Ministério da Saúde, sob coordenação do Instituto Nacional de Infectologia da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu objetivo principal é ampliar o acesso à detecção e ao tratamento da doença de Chagas.

Fonte: IntegraChagas Brasil