Simulações de voos de combate a incêndios e entrega de certificados marcam encerramento de capacitação para pilotos agrícolas
A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a ABA Manutenção de Aeronaves encerraram nesta sexta-feira (15), a capacitação para pilotos agrícolas para atuação em combate aéreo a incêndios de campos e florestas com a cerimônia de entrega dos certificados e simulação de voos de lançamento, na Fazenda Santa Izabel, em Luís Eduardo Magalhães.
O momento contou com a presença do secretário Extraordinário de Controle dos Desmatamentos e Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente (MMA), André Lima, que cumpre agenda na região. "Iniciativas como esta, em que os proprietários rurais se unem com instituições parceiras, torna-se uma experiência de grande importância, pois são realizadas com planejamento, bem coordenada e pensada para combater incêndios e fortalecer ações de preservação do Cerrado", reforça o secretário do MMA, André Lima.
Com recursos do produtor rural, a iniciativa da Aiba e ABA tem a parceria do Prodeagro, do Programa Agroplus Bahia, do Grupo Franciosi, da Abapa, Fundação Bahia, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e Governo Estadual, o curso capacitou 29 pilotos.
"Essa iniciativa da Aiba e ABA, com instituições e o Governo do Estado da Bahia mostra que o setor agrícola está atuando de forma efetiva em ações de enfrentamento e combate a incêndios e pensa em construir uma agricultura cada vez mais sustentável", destaca o presidente da Aiba Moisés Schmidt que conduziu a entrega dos certificados com o presidente da ABA, Lino Ruddigger e os instrutores Dra. Mônica Sarmento e o Comandante Sepé Barradas.
Durante cinco dias, os pilotos agrícolas atualizaram os conhecimentos teóricos e aprimoraram as habilidades com aulas práticas de voos de demonstração simulada em aeronaves de modelo air tractor e thrusch, que têm capacidade acima de 1500 litros e que já são utilizadas na aplicação agrícola.
Gustavo Brasil é piloto há 13 anos e há 12 atua na área de aviação agrícola. "No período da seca a gente consegue conciliar voos e fazer o combate a incêndio, pois são voos parecidos. A Aiba e a ABA junto aos parceiros estão de parabéns pela iniciativa em trazer profissionais renomados mundialmente para nos instruir" afirmou Gustavo. "A gente sempre ouve falar como é o trabalho de combate aéreo a incêndio, mas participar do curso é diferente e agrega mais experiência ao nosso currículo", complementa o piloto João Socorro.
Prestigiaram a cerimônia, membros da diretoria e colaboradores da Aiba e da ABA, e autoridades do Governo do Estado da Bahia, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), como o coordenador do Programa Bahia Sem Fogo, Pablo Rebelo, do Ministério Público da Bahia, e representantes do Inema, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, da Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras, da Brigada do Prevfogo e representantes de instituições parceiras.
A capacitação contribui para a valorização do setor agrícola, a proteção ambiental e o fortalecimento da cooperação institucional no combate a incêndios, promovendo inovação, segurança e sustentabilidade no campo.
Fonte: Assessoria de Imprensa Aiba
Tags:
Ascom Aiba