Abapa reforça importância da Bacia do Rio Grande no 26º ENCOB


A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participa, até o dia 12 de setembro, do 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), realizado em Vitória (ES). A entidade integra a delegação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, uma das maiores do Estado da Bahia, para debater a gestão participativa das águas no Brasil.

A Bacia Hidrográfica do Rio Grande abrange cerca de 143 mil km² e 393 municípios, dos quais 325 estão integralmente inseridos em seu território. O rio nasce na Serra Geral de Goiás, no município de São Desidério, e segue até desaguar no São Francisco, em Barra (BA), alimentando sete sub-bacias fundamentais para o abastecimento humano, a agricultura e a geração de energia.

Para o analista de sustentabilidade da Abapa, Wallas Calazans, integrar o Comitê da Bacia significa contribuir ativamente para a construção de soluções coletivas que garantam a sustentabilidade dos recursos hídricos. “A Abapa vem reforçando o diálogo entre o setor produtivo, órgãos públicos e a sociedade civil, ciente de que o algodão produzido no Oeste da Bahia depende diretamente da preservação e do uso responsável da água”, destacou.

Com o tema “Água é o que nos une”, o 26º ENCOB teve início no dia 8 de setembro e trouxe reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas nos territórios e a necessidade de fortalecer a governança da água como eixo de adaptação e sustentabilidade. Painéis, oficinas e atividades culturais integraram a programação, reforçando o papel estratégico dos comitês de bacias como espaços democráticos de construção de políticas públicas para garantir qualidade e quantidade de água para as atuais e futuras gerações.

Fonte: ABAPA