Caminhada pela Vida mobiliza comunidade em Luís Eduardo Magalhães no Dia Nacional da Doação de Órgãos

Evento integra a campanha estadual “Coopere com a Vida”, idealizada pela OCEB (Organização das Cooperativas do Estado da Bahia) e chega à nona edição no município



No dia 27 de setembro, data em que se celebra o Dia Nacional da Doação de Órgãos, Luís Eduardo Magalhães/BA se uniu ao movimento estadual “Coopere com a Vida – Seja doador de órgãos e avise a sua família”. Pelo nono ano consecutivo, a cidade realizou a Caminhada pela Vida, reunindo centenas de pessoas em prol da conscientização sobre a importância desse gesto solidário.

A mobilização teve início na Praça dos Três Poderes, de onde os participantes seguiram em caminhada até o cruzamento da Avenida Juscelino Kubitschek com a Avenida Salvador. No encerramento, foram distribuídas mudas de árvores nativas e panfletos educativos, reforçando o compromisso com a vida em todas as suas formas.

A Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia esteve entre as cooperativas envolvidas. Para o gerente de Desenvolvimento Regional, Rodrigo Machado, a ação simboliza a essência do movimento:

“Esse dia representa nacionalmente a importância da doação de órgãos e da solidariedade. É fundamental conscientizar e informar a comunidade, e esse é o papel do cooperativismo”, destacou Rodrigo.

Outra cooperativa participante foi a COOPGNP – Cooperativa dos Transportadores de LEM. O presidente, Fernando Scapini, lembrou da urgência da causa:“Hoje, no Brasil, mais de 80 mil pessoas aguardam por um transplante. Nós, como comunidade e como cooperativa, temos que dar essa resposta e esse apoio.”

Paralelamente, uma blitz educativa foi realizada na Avenida Tancredo Neves, no bairro Jardim Paraíso. O médico e secretário de Saúde do município, Dr. Pedro Henrique, elogiou a iniciativa: “As cooperativas sempre tiveram esse olhar humanizado e atuante. Como gestão pública, agradecemos pelo compromisso e pelo impacto positivo dessa ação.”

Um movimento que salva vidas

Criada em 2017, a campanha “Coopere com a Vida” reforça o compromisso do cooperativismo baiano com a causa da doação de órgãos. Em diversas cidades do estado, cooperativas realizam atividades como caminhadas, panfletagens, palestras em escolas e até flashmobs, sempre com a mesma mensagem: dizer “sim” à doação pode transformar destinos.


Instituído pela Lei nº 11.584/2007, o Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, é uma oportunidade de lembrar que o gesto mais importante é também o mais simples: conversar com a família e manifestar o desejo de ser doador. Uma decisão que pode significar esperança e qualidade de vida para milhares de pessoas.

Fonte: Assessoria de Imprensa – CACAU Comunicação