Simpósio sobre Sistemas Intensivos de Produção entra no terceiro dia com debates sobre manejo de plantas daninhas, alternativas de cultivo e nutrição do solo


Nesta quinta-feira (11/09), o III Simpósio sobre Sistemas Intensivos de Produção, realizado na nova sede da Abapa em Luís Eduardo Magalhães, chega ao terceiro dia de programação, trazendo painéis técnicos sobre temas estratégicos para o agronegócio do Matopiba e de outras regiões produtoras do Brasil.



A manhã será dedicada ao Manejo de Plantas Daninhas, com três palestras conduzidas por pesquisadores da Embrapa. Fernando Storniolo Adegas (Embrapa Soja, Londrina-PR) abre o painel com o tema “Manejo de plantas daninhas em sistemas de produção da região do Matopiba”. Em seguida, Alexandre Ferreira da Silva (Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas-MG) aborda os cuidados com o residual de herbicidas no solo (carryover). Encerrando o bloco, Núbia Maria Correia (Embrapa Cerrados, Brasília-DF) apresenta a palestra “Dinâmica de plantas daninhas nos sistemas de produção com palha e interações dos herbicidas em misturas”. O painel terá como moderador Ronaldo Trecenti.

À tarde, o evento prossegue com a Mesa 5: Alternativas para o Sistema de Produção, que discutirá o cultivo de novas culturas na região. Celito Missio (Oilema, Luís Eduardo Magalhães-BA) apresentará as oportunidades do sorgo, Valdinei Sofiatti (Embrapa Algodão, Palmas-TO) falará sobre o gergelim, e Denizarte Bolonhezi (IAC, Ribeirão Preto-SP) trará experiências com o cultivo do amendoim. A mesa será moderada por Celito Breda, da Círculo Verde (LEM-BA).

Encerrando o dia, a Mesa 6: Nutrição e Adubação – Novos Produtos reunirá palestrantes que abordarão inovações no uso de bioinsumos e tecnologias de mitigação de estresses nas lavouras. Wagner Betiol (Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna-SP) falará sobre bioinsumos; José Cláudio de Oliveira (JCO Bioprodutos, Barreiras-BA) apresentará soluções em estimulantes de crescimento, enraizadores e mitigadores de estresse; e Antonia Mirian Nogueira de Moura Guerra (UFOB, Barra-BA) discutirá o papel dos aminoácidos e protetores de estresse abiótico. O moderador será o Dr. Heliab Nunes, da Fundação BA.


O simpósio, que começou no dia 9, consolidou-se como um dos principais fóruns do agronegócio no oeste baiano, reunindo especialistas de diferentes estados em torno de um objetivo comum: fortalecer sistemas integrados de produção de forma sustentável, produtiva e resiliente.

Info São Desidério
Fotos: ABAPA