Pro Blogger Templates

Tradição centenária Pegada do Mastro em São Desidério reúne centenas de foliões


Tradição, cultura, e muita diversão marcaram uma das festas mais centenárias de São Desidério, a Pegada do Mastro, realizada no primeiro sábado do mês de setembro. A festa faz parte do calendário cultural, realizada pela Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer – SECULT e em parceria com os organizadores da Festa da Padroeira do município, Nossa Senhora Aparecida comemorado dia 19, e do Divino Espírito Santo, 20.


Há mais de 06 quilômetros da sede do município, centenas participantes se dirigiram ao local conhecido como Cabeceira da Mamona. “É uma tradição que que devemos sempre preservar, a gente sempre organiza e no primeiro sábado do mês de setembro, levamos dois mastros até a sede da cidade onde são hasteadas as bandeiras da Padroeira e do Divino, em frente à Igreja Matriz, durante os festejos religiosos”, disse o Capitão da Pegada do Mastro, Wagner Guimarães.



Durante o dia na Cabeceira da Mamona, os foliões improvisam uma churrasqueira, além da tradicional farofa e por lá passam o dia. Rodas de samba, formadas ao som de tambores e instrumentos rústicos dão o tom da festa. “Uma tradição que devemos preservar, e esse ano tivemos uma grande participação do público. Todos os anos a gente se planeja juntamente com os capitães do mastro e organizadores da festa para dar todo apoio a esta tradição centenária no nosso município, para que seja preservada”, afirmou o secretário da SECULT, Thiago Bezerra.



“Sou fã desses festejos, porque é sempre muito organizado. É muito bonito fazer parte dessa alegria e união. Essa é a minha quinta que estou participando e quero voltar no próximo ano”, garantiu o folião Valdemir Silva.

Fonte: Ascom SD