Projeto Nascentes do Oeste leva irrigação e conhecimento a produtores de Cristópolis
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) entregou, no dia 13 de outubro, cinco kits de irrigação a pequenos produtores da comunidade Sítio do Hermenegildo, em Cristópolis. Os beneficiários participam do Programa Nascentes do Oeste, desenvolvido em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), e, na ocasião, iniciaram o curso gratuito “Operação de Sistemas de Irrigação por Microaspersão e Gotejamento”, oferecido pelo Senar e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do município, que segue até o dia 15 de outubro.
“Além de entregarmos o kit, levamos conhecimento, para que esses produtores saibam usar de forma correta e com boas práticas sustentáveis no seu modelo de produção”, destacou a coordenadora de ABR/Sustentabilidade da Abapa, Yanna Costa. Voltada a produtores da própria comunidade e de regiões vizinhas, a capacitação ofereceu orientações técnicas sobre o uso dos sistemas de irrigação, manutenção dos equipamentos e manejo sustentável na olericultura.
A seleção dos beneficiados foi feita a partir de visitas técnicas realizadas por equipes da Abapa, Aiba e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Cristópolis, que avaliaram critérios como engajamento, perfil produtivo e potencial de impacto da iniciativa. Ao todo, 22 produtores participam oficialmente do curso, que também contou com a presença de representantes do poder público e da comunidade — totalizando 32 participantes.
“Por meio da parceria entre o Senar, a Aiba e a Abapa, o tema foi selecionado e trazido até os produtores contemplados com o kit de irrigação, oferecendo um treinamento completo. No primeiro dia, trabalhamos a parte teórica, e nos dois dias seguintes, a etapa prática, com a instalação completa de um sistema de irrigação, pronto para uso. Assim, todos podem visualizar como realizar o dimensionamento correto e, posteriormente, replicar o conhecimento em suas propriedades”, explicou o coordenador de Assistência Técnica Gerencial do Oeste do Faeb/Senar, João Bruno Martins.
Segundo ele, a ideia é que, após essa vivência, os participantes possam promover mutirões para instalar outros sistemas, “garantindo mão de obra local qualificada e fortalecendo o espírito de união, cooperativismo e associativismo entre os produtores”.
Fonte: ABAPA
Tags:
Ascom Abapa
