Abapa aproxima alunos da Apae da preservação ambiental em Santa Rita de Cássia
Com compromisso de trabalhar a educação ambiental nos municípios do Oeste baiano, promovendo a preservação de nascentes, da vegetação local e o estímulo a práticas sustentáveis, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), levou as ações do Programa Nascentes do Oeste para a área urbana de Santa Rita de Cássia. No dia 31 de outubro, alunos da Apae do município participaram de um passeio de barco pelo Rio Preto, acompanhado do lançamento simbólico de sementes de árvores nativas do Cerrado.
“Nosso objetivo é mostrar como é possível realizar a integração de diversos públicos à pauta da preservação e educação ambiental, voltados para importância de cuidar dos mananciais e da vegetação local, unindo educação, conscientização e ações práticas que beneficiem diretamente a comunidade”, afirmou o analista ambiental da Abapa, Matheus Ribeiro. A Brigada de Incêndio e a Secretaria de Meio Ambiente do município também participaram colaboraram com o evento.
Durante a atividade, a ação também integrou o programa “Conhecendo o Agro”, que aproximou estudantes e professores das etapas de beneficiamento do algodão por meio de óculos de realidade virtual, combinando aprendizado e diversão.
Além das ações educativas, desde o início do ano o programa realiza intervenções práticas na recuperação de nascentes e córregos, como a construção de quatro barraginhas em propriedades rurais, que ajudam a controlar a erosão, captar enxurradas e infiltrar água no solo, preservando o terreno e recarregando os lençóis freáticos. Técnicos da Abapa acompanham toda a área, identificando pontos críticos e planejando ações que tragam impactos duradouros para a comunidade e o meio ambiente.
Criado em 2016, o Programa Nascentes do Oeste é reconhecido nacionalmente e premiado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A iniciativa contribui para a conservação de recursos hídricos, a melhoria da qualidade de vida da população e o fortalecimento de práticas agrícolas sustentáveis, consolidando a educação ambiental como ferramenta de desenvolvimento local.
Fonte: ABAPA
Tags:
Abapa