Hospital do Oeste completa 20 anos celebrando a vida na região oeste


Nesta sexta-feira (26) o Hospital do Hospital (HO), complexo vinculado ao Governo do Estado e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, completa 20 anos de atuação na região oeste da Bahia. Inaugurado em 2006, o HO nasceu com a missão de ampliar o acesso da população a serviços de média e alta complexidade e, desde então, tem sua gestão conduzida pela instituição fundada por Santa Dulce dos Pobres. Com o intuito de celebrar essa data especial, as equipes participaram, ao longo da última semana, de uma programação comemorativa que incluiu corrida de rua, ações internas, Sessão Solene com homenagens na Câmara de Vereadores e missa em ação de graças, marcando o mês de junho com festejos, espiritualidade e promoção à saúde.

A agenda teve início no dia 14 de junho, com uma corrida de rua comemorativa no Parque das Águas, evento que reuniu centenas de colaboradores do Hospital do Oeste com o objetivo de integrar os diferentes setores e equipes. “Eu e minha esposa valorizamos a qualidade de vida, meus filhos também gostam de esporte. Para a minha filha, trouxe a bicicleta para ajudar a completar o percurso”, comentou o fisioterapeuta do HO, Tiago Henke, que aproveitou o momento para celebrar com toda a família. O grupo de capoeira Esquiva e a Academia Aires Health também fizeram a alegria do momento, levando cultura, música, dança, esporte e cuidados com a saúde.

No dia 15, as equipes se reuniram na Praça Irmã Dulce, dentro do próprio hospital, para uma celebração simbólica. O momento contou com colaboradores, coordenadores, lideranças do complexo e a presença do assessor corporativo das Obras Sociais Irmã Dulce, Sérgio Lopes. Em seguida, uma solenidade promovida na Câmara de Vereadores marcou uma noite de homenagens ao HO, reconhecendo profissionais, voluntários e gestores pela atuação ao longo dessas duas décadas.


“O Hospital do Oeste se estabelece como um oásis no deserto da dor e do sofrimento daqueles que não têm condições. Para honrar seu carisma, deve permanecer fiel ao atendimento universal e gratuito, à humanização do cuidado e à formação de profissionais comprometidos com o próximo”, destacou o bispo diocesano Dom Moacir Silva Arantes, presente na Sessão Solene. Na ocasião, a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, foi indicada ao Título de Cidadã Barreirense. A programação comemorativa seguiu até o dia 18, com um missa em ação de graças, celebrada pelo Pe. José Grigório na Praça Irmã Dulce.

Amar e Servir - Referência estadual com atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para cerca de 975 mil habitantes de 36 municípios da macrorregião oeste, o HO é o único hospital de alta complexidade da região. Em 20 anos, ampliou sua estrutura de 175 para 298 leitos contratualizados e incorporou serviços estratégicos como neurocirurgia, UTIs Neonatal, Pediátrica e Adulto, Hemodinâmica, cirurgia vascular de alta complexidade e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), habilitada em 2024.

Para a líder do Hospital do Oeste, Marina Barbizan, o aniversário simboliza a superação de desafios. “O HO tem uma importância muito grande para a OSID, foi a primeira unidade que administramos fora da região metropolitana de Salvador e isso é um desafio até hoje, mas sempre conseguimos bons resultados. Crescemos em serviços, resolutividade e capacidade de atendimento, mas sem perder nossa essência: o acolhimento, a empatia e o compromisso com as pessoas”, afirmou.

Olhando para o futuro, o complexo hospitalar tem como prioridades a implantação do serviço de radioterapia, a ampliação da estrutura com novos leitos e a implantação da ressonância magnética, com o apoio do Governo do Estado. Enquanto expande sua capacidade de atendimento, o hospital segue investindo na qualificação das equipes e no fortalecimento da cultura de humanização, mantendo vivo o legado de Santa Dulce dos Pobres.

Fonte: Ascom HO